Editoid: O Final Cut Pro X Automatizado!
Publicada em 08/05/2012
Fonte: Imagenharia

Estamos orgulhosos de apresentar o Editoid. A idéia por trás dele é automatizar parte do trabalho de edição usando metadados dos clipes para definir sua posição na edição.

O Editoid é feito para trabalhar com o novo e revolucionários aplicativo de edição de vídeo da Apple, o Final Cut Pro X. O Editoid tira vantagem de dois dos novos e incríveis recursos do FCP: Palavras-chave (keywords) e audições (auditions).

O workflow do Editoid é simples: Escolha um projeto (edição) do FCP X e o exporte como um arquivo XML, salvando-o na pasta de templates do Editoid. O Editoid então criará novas pastas de Entrada (In) e Saída (Out) para o template.

Agora, basta exportar os clipes de um Evento como um arquivo XML, salvando-o na pasta de Entrada do template escolhido, e o Editoid automaticamente criará um novo XML de projeto, preenchendo a estrutura dada pelo template com os clipes do Evento exportado.

Palavras-chave são o parâmetro usado pelo Editoid para decidir quais clipes vão para que posições no projeto gerado. Então, por exemplo, se um template tem a palavra-chave Abertura no primeiro clipe, este clipe será substituído por todos os clipes do Evento exportado que tenham a mesma palavra-chave Abertura. 

É aí onde as Audições (Auditions) entram em cena. Elas são a maneira mais adequada de fazer com que vários clipes estejam na mesma posição da timeline, dando aos editores a habilidade de facilmente revisar e escolher entre eles a melhor opção.

O Editoid tenta fazer o melhor de forma a transmitir todos os ajustes feitos no template para os projetos gerados. Quase tudo que o formato XML do Final Cut Pro X vê, o Editoid mantém. Mas essa tradução, por melhor que seja, não é perfeita. Quando a complexidade da edição cresce, algumas questões podem surgir. E muitas vezes não é culpa do Editoid. Por exemplo, projetos muito complexos, cheios de clipes conectados, audições e storylines secundárias, podem ter problemas ao serem importados para o FCP X, mesmo que não tenham sido manipulados. Apenas exportar o projeto em XML do FCP X e importá-lo novamente sem nenhuma ação pode já gerar dificuldades para o Final Cut.

A regra principal que o Editoid tenta seguir ao fazer o trabalho de tradução é manter a duração total da edição template e de seus clipes individuais. Por exemplo, se um clipe de Evento é menor que o clipe original do template, Editoid adicionará um gap clipe após o clipe de Evento, de tal maneira que o tempo total dos mesmos seja igual ao do clipe original substituído.

Nós criaremos em breve uma página de suporte a qual liste os comportamentos mais comuns do Editoid para as diferentes situações de edição. Fiquem atentos.

É isto. Esperamos que gostem e aproveitem o Editoid.

Compartilhe

Direitos Autorais © 2011 iMagenharia | televisionários. Todos os direitos reservados.